retorna
  :: Notícia selecionada
21/05/2018  Influencia da Gestão nos Acidentes do Trabalho
SÉRGIO GERLACH KONRAD
Engenheiro Mecânico, Engenheiro Metalurgista, Engenheiro de Segurança do Trabalho  / RS - PORTO ALEGRE

O presente trabalho analisa a influência da gestão do Ministério da Previdência Social – MPS, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e das Empresas na diminuição dos índices de acidentes de trabalho através da ferramenta do PDCA (Plan – Do – Check – Act).

Na etapa Plan, atuam o MPS, através da aplicação da Lei 8.213/91 a Lei 8.212/91 e o MTE através da fiscalização da Portaria que instituiu as Normas Regulamentadoras, NRs. Na etapa Do, agem as empresas, realizando seus produtos e cumprindo as NRs. Em Check, atua o MTE através da ação dos Auditores Fiscais do Trabalho. O Act é realizado pelo MPS através da revisão do Fator Acidentário Previdenciário – FAP e em alguns casos buscando o ressarcimento de suas despesas com os responsáveis pelos acidentes, através das ações regressivas acidentárias.

Como resultado geral da interação entre o MPS, MTE e empresas nota-se que a redução dos acidentes de trabalho está realmente ocorrendo, ainda que os custos com os benefícios acidentários estejam aumentando. Há espaço para a melhoria da gestão da fiscalização pelo MTE e pelas empresas na gestão da construção de sistemas de segurança mais aderentes e adequados aos seus processos ao invés do simples atendimento legal às Normas Regulamentadoras.

Palavras-Chave: Gestão. Acidente de Trabalho.


SÉRGIO GERLACH KONRAD
Engenheiro Mecânico, Engenheiro Metalurgista, Engenheiro de Segurança do Trabalho  / RS - PORTO ALEGRE

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.creadigital.com.br/portal?idNtc=377733323836


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocreadigital@creadigital.com.br  -   privacidade