retorna
  :: Notícia selecionada
03/12/2017  Energia. Alvo de investimento chines no RS
GERMANO RUSCHEL KRUGER
Engenheiro Eletricista  / RS - ITAQUI

A cobiça pela aquisição de companhias gaúchas por enquanto parece ser moderada, mas já se percebem sinais do avanço de empresas chinesas no Rio Grande do Sul. Predomina o setor de energia. Com a aquisição do grupo CPFL, dono das distribuidoras RGE e RGE Sul, a State Grid domina dois terços do território gaúcho na área de distribuição. Passou ainda a ser majoritária em quatro hidrelétricas no Estado e sócia em uma quinta, além de abocanhar um complexo eólico em Palmares do Sul, no Litoral.
Em algumas usinas, é sócia da CEEE, estatal gaúcha que o Palácio Piratini tenta vender, o que torna os chineses candidatos naturais a uma possível aquisição. A lógica diz que o mesmo ocorre na área de distribuição. Dona da hidrelétrica com a maior potência instalada no mundo, Três Gargantas, no Rio Yang Tsé, a China Three Gorges (CTG) chegou ao Rio Grande do Sul em 2015, ao adquirir 49% de 11 parques eólicos da EDP Renováveis, de origem portuguesa. Um deles fica em Tramandaí, no Litoral.
Mas há outros negócios à espreita. Credenciada a participar do leilão de energia marcado para este mês, a usina Ouro Negro, a carvão, projetada para ser erguida em Pedras Altas, no sul do Estado, deve ter controle chinês e também ser financiada por banco do país asiático. A usina, de 600 megawatts (MW), deve custar cerca de US$ 900 milhões. O projeto foi desenvolvido com a Shandong Electric Power Construction Corporation (SEPCO1), mas o sócio majoritário na empreitada seria outra empresa que o presidente da Ouro Negro Energia, Silvio Marques Dias Neto, diz ainda não poder revelar, por contrato de confidencialidade.
— São os chineses que têm vindo fazer negócio. Têm dinheiro e apetite — define o empreendedor, ex-diretor da CEEE.

Para mais Informações Clique em:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia

GERMANO RUSCHEL KRUGER
Engenheiro Eletricista  / RS - ITAQUI

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.creadigital.com.br/portal?idNtc=307733323632


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocreadigital@creadigital.com.br  -   privacidade